Utilize melhor o Feed do blog. Etapa 02 do Desafio 7 dias

Postado por Projeto 2042 terça-feira, 13 de outubro de 2009
O desafio 7 dias de otimização de blogs do Análise Blogueira chegou a sua 2ª Etapa. Deixe seus Feeds RSS bombarem!. Nesta segunda etapa aprendemos a utilizar melhor os Feeds RSS. Usando imagens diferentes, posicionando eles em locais estratégicos para ficarem mais visíveis e a otimizá-los, fornecendo aos leitores feeds por e-mail.

Agregador de Feeds:
Primeiramente conhecemos o Feedburner um serviço que "te dá inúmeras possibilidades que você nunca terá com os Feeds “padrão”, principalmente: contar o número de assinantes e disponibilizar os Feeds por E-mail."
Eu já conhecia o Feedburner, através das minhas pesquisas inicias na hora que criei o Projeto 2042. E se você ainda não conhece está na hora de conhecer. Ele tem inúmeras opções que auxiliam na divulgação dos seus posts e também no conhecimento sobre quantas pessoas estão lendo seus artigos através dos feeds.

Feeds no Layout:
Em seguida foram nos apresentadas maneiras para estruturar os nossos feeds no layout. A 1ª dica é elementar, imagens são mais chamativas que links. O que nos traz para a 2ª dica, "utilize imagens grandes e diferentes, pois apenas os botões comuns de Feeds não são o suficiente, atualmente, para deixar os seus Feeds à mostra, com eficiência." E o Alan fez mais  nos apresentou 50 pacotes de Feeds RSS. A 3ª dica sobre este assunto é, "utilize imagens atrativas de feeds logo ao topo da barra lateral, já que este tipo de atrativo está acima da dobra da página", ou seja, será uma das primeiras coisas que o visitante irá ver. Na 4ª dica descobri que é possível utilizar imagens atrativas de Feeds ao fim dos posts e que podem ser um bom chamariz para assinarem o feeds do blog, pois "quando um visitante termina de ler algum artigo seu, gosta do que leu" e vê um convite para assinar o feed, é provável que ele aceite. A 5ª dica relacionada a este assunto é a adição de botões de assinatura no cabeçalho, ou seja, "colocar botões pequenos (mas atrativos) à direita do seu cabeçalho. Assim não há quem sairá de seu blog sem ver sua disponibilização de Feeds!". A 6ª dica é a utilização do Contador de Assinante, deve-se  retirar caso tenha pouco e colocar se tiver muito. Ele nos diz para retirar se tiver menos de 30 assinantes e colocar se tiver mais.
Eu já tinha consciência da maioria dessas informações, mais não utilizava por medo. Medo de desconfigurar o layout do blog. Mas já que estamos num desafio é pra se superar. E modifiquei um pouco a estrutura do blog. A dica dos 50 ícones de RSS foi bastante importante para mim, pois foi com elas que eu adicionei: imagens na barra lateral, no canto superior direito e depois dos posts. Essa adição de imagens foi um pouco complicada porque entendo muito pouco de html e css ainda. E sobre o contador se não está adicionado também é porque não tenho mais de 30 assinantes. =(

Feed por e-mail:
Outra coisa que descobri com as dicas do Alan foi a de disponibilizar feeds por e-mail, "para pegar os leitores de seu blog que não conhecem, ou não gostam de utilizar os Agregadores de Feeds, e preferem receber os textos diretamente em seu e-mail." Ele diz que a maneira mais fácil disso ocorrer é disponibilizando Feeds por e-mail com assinatura direta–  com este serviço os visitantes escreverem diretamente  no blog o seu e-mail para assinatura. O Feedburner lhe ajuda a disponibilizar estes dois serviços é só você ir em Publicize e depois em Email Subscriptions lá tem dois códigos. O primeiro código é o que disponibiliza feeds com assinatura direta e o segundo com pop-up. 
Eu não sabia desses feeds por e-mail, é uma opção a mais para os nossos leitores. Eu gostei, mas particularmente não utilizei a assinatura direta pois iria me atrapalhar na estrutura do layout do blog. Então fiquei com o pop-up mesmo.

Explicando os Feeds aos leitores:
Para auxiliar os nossos leitores o Alan nos sugeriu escrever um post sobre feeds. Desta forma visitantes leigos podem se tornar futuros assinantes de feeds. Dando um passo-a-passo de como criar o texto. Mostrando o que são os feeds; Exemplos de programas ou serviços on-line agregadores de feeds e como os leitores podem sair com o seu blog já assinado.
Eu aceitei a sugestão, criei e gostei do resultado, pois inseri no post um vídeo bem divertido que encontrei no youtube. Veja aqui o post sobre RSS e Feed.

Através deste link vocês podem ver como era o blog antes: Antes do Feeds

Estas dicas são superimportantes caso você deseje que as pessoas continuem lendo o que você produz. Seguir grande parte delas irá fidelizar seus leitores. Aproveite, pois eu aproveitei bem. E lembre-se de inscrever o Projeto 2042 no seu agregador de feeds ou no seu e-mail.
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

0 Comentários

Postar um comentário

Posts Recentes