O desafio 7 dias de otimização de blogs do Análise Blogueira está na sua 3ª Etapa: Qualidade de Navegação e de Leitura é o que há! Esta etapa afirma aquilo que leio em muitos blogs. "Nos blogs atuais, o que conta mesmo é a qualidade de navegação e de leitura..."
Cabeçalho:
Nos foi pedido para realizar três etapas sobre o cabeçalho. 1º- Alinhar a logomarca do blog à esquerda, já quem isso é quase um padrão nos blogs. Facilita o olhar do visitante. 2º - Utilizar frases matadoras. O que? Vamos matar nossos leitores? kkk. Não, simplesmente são frases que descreve qual é o conteúdo do blog. 3º - Usar barra de navegação horizontal, o Alan diz que é importante usar esta barra, pois nela podemos disponibilizar as categorias dos artigos, além do famoso "Sobre" e "Contato". Então caso não tenha, ele sugere que troque por algum template que tenha. Ou então você mesmo pode fazer, caso tenha conhecimento de html e css.
Eu já usava a frase alinhada a esquerda por que é padrão deste template. Sobre a "frase matadora" pra eu modificar vai dar um trabalho que nem sei por onde começar. Quanto a barra de navegação horizontal, eu gosto muito também e o template já veio com ela.
Barra Lateral:
Com relação a barra lateral ele nos pede que: 1º - Remova os widgets desnecessários, "chega de coisa desnecessária! Isto é o significado de qualidade de navegação e de leitura nos Widgets." 2º - Coloque o que é mais necessário no topo. Ele sugeriu colocar os feeds, posts mais populares, top comentaristas e twitter.
3º- Centralize o conteúdo. De que forma? Use <center> e center> antes e depois (respectivamente) de cada código. 4º - Utilize o mínimo de categorias possíveis, para ele menos de 10 é o ideal. E 5º - Mantenha um padrão das imagens. E deixou uma observação. Tudo isso vale também para o rodapé.
Eu particularmente tenho um trama quanto a muitos widgets, pois sei que quanto mais widgets, mais demora de abrir o blog, assim terei menos visitantes. Por isso procuro utilizar o menos possível, talvez tire a enquete, mas gosto do ar descontraído que uma enquete proporciona, além de conhecer um pouco mais meus leitores. Coloquei o widget top comentaristas, mas estou na dúvida quanto ao posts mais populares, já tenho um posts recentes e não vou usar os dois. Só se for em abas e como não sei fazer, vai ser um ou outro. Esta dica do "center" parecer ser bem interessante. Estarei adotando nos que forem possíveis. Eu tenho 8 categorias e já estou achando muito, penso em tirar 1 ou 2.
Área dos Posts:
Nesta área foram nos dada duas dicas. 1º- Disponibilizar posts relacionados. Ele indica o LinkWithin e 2º - Disponibilizar área para comentários, pois "os visitantes sentem-se incapacitados de estabelecer uma opinião decente."
Eu quero muuuuuiito ter um widget de posts relacionados, mas já perdi horas e não consegui. E quanto aos comentários assino em baixo. O que mais motiva um blogueiro a postar novos artigos são os comentários. Sem os comentários perde um pouco o sentido de se blogar.
Organização dos Textos:
Nesta seção descobrimos três maneiras de melhorar a organização dos textos. 1º - Subtitule, ideal para artigos informativos, grandes e ramificados 2º - Negrite ou Sublinhe "as partes mais importantes do texto ou suas palavras-chave. Além de contribuir para o SEO dos seus textos, isto dá a oportunidade de os leitores visualizarem diretamente o que querem ler". 3º - Use Itálico em palavras estrangeiras.
Desde que li estas dicas modifiquei um pouco a estrutura dos meus posts e pretendo melhorar ainda mais.
Tirando a inserção de widgets, para aqueles que não são familiarizados, está etapa é muito fácil. Basta apenas você se policiar na hora de preparar seus posts.
0 Comentários