Otimize seu Tempo. Etapa 01 do Desafio 7 dias

Postado por Projeto 2042 sábado, 10 de outubro de 2009
Hoje foi lançada a 1ª etapa do desafio. "Organize-se e Otimize seu Tempo."

E-Mails:
Pois bem, lá aprendemos a organizar nossos e-mails e organiza a forma como tratamos cada um deles. Existem e-mails que devemos tomar providências imediatas, que podemos deixar pra um pouco mais tarde, que devem ser deletados imediatamente e por fim alguns que podem servir como referência para estudos/reflexões. Tudo isso é para tornar a nossa caixa de e-mail mais limpa e organizada. Desta forma tornando mais ágil a localização dos e-mails.
Sobre essa questão eu de imediato fiz as pastas para servir de referência e dos assuntos que ainda estão por fazer. Como o Projeto 2042 é um blog novo recebe poucos e-mails. Basicamente e-mails automáticos do Dihitt e Twitter e alguns poucos de companheiros blogueiros que conquistei durante este início de jornada.
Então de imediato estas dicas não me servirão, mas com certeza ao longo prazo vai facilitar bastante a minha vida. Veja como ficou as pastas do e-mail.


Tag nos arquivos:
Outra questão bastante pertinente, pelo menos para mim, é a adição de uma Tag, nos arquivos de anotações referentes ao blog, "que mostra a prioridade da informação: “urgente”, “para esta semana”, “para a próxima semana”, “posso adiar”, e assim por diante."
Eu basicamente juntava tudo que achava de relevância para o blog numa única pasta sem nenhuma organização, muito menos essa Tag. Então tinha que ficar procurando dentre as dezenas de arquivos o que realmente iria utilizar no dia. Não sei pra você, mas isso me fazia perder uns 3~5 minutos. Além das Tags que já adicionei, aproveitei e dei uma limpada geral na pasta do blog. Eu tinha era tralha! kkk. Separei todas a imagens e arquivos por post. Agora na pasta principal do blog só tem os arquivos que ainda irei utilizar para posts futuros.

Checklist:
Em seguida nos deparamos com uma checklist.(Cheque o que?) Calma, o autor explica: é "uma lista de todas as tarefas que você precisa seguir para concluir alguma ação."
Como por exemplo, esta lista: 1. Ler os Feeds; 2. Escrever meu post do dia; 3. Enviar às Redes Sociais; 4. Comentar nas Redes Sociais; 5. Comentar em outros blogs. E assim por diante. Desta forma você poderá guardar todas a informações num papel/arquivo e de tempos em tempos revisa-la,  para realizar sua próxima ação, sem que seus neurônios fiquem sobrecarregados com tanta informações.
Acho que todos nós tentamos seguir uma lista como essa, mas acabamos sempre deixando um item de lado. Particularmente eu uso uma checklist neural, que as vezes falha, mas tudo bem. Como não curto ficar cheio de papel, aqui já tem muitos. O que fiz? Fiz uma checklist no Word mesmo e deixei na área de trabalho pra  ficar o mais visível possível. Veja aqui minha Checklist


Lembretes:
E para  não ter o problema de demorar muito a realizar as tarefas ou acabar se esquecendo, o Alan dá uma excelente dica.
"Sabe aqueles papeizinhos colantes, os “Post it”? Você também pode forrar a parede de seu escritório com eles. Utilize um para cada tarefa que precisa concluir, em ordem de importância. À medida que elas forem sendo concluídas, vá retirando os “Post it” de sua parede."
Com isso com certeza só não vai cumprir suas obrigações se não quiser, mas tem que ser papeizinhos reciclados não é? Nem quero imaginar o quanto de papel vai rolar se todos adotarem esta idéia.

Leitura:
Por fim ele dá duas dicas de leitura:
1. GTD – Getting Things Done (em português, A Arte de Fazer Acontecer), de David Allen. Download (em Português) Aqui.
2.The 4-hour Workweek, de Timothy Ferris. Download (em Inglês) Aqui.

Então é isso gente essas dicas são bastante pertinentes e criativas. Cabe a cada um escolher aquelas que vão seguir e aquelas que não vão. Eu já disse as minhas preferidas e você?
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

0 Comentários

Postar um comentário

advertisement-125x125 advertisement-125x125
advertisement-125x125 advertisement-125x125

Posts Recentes