O ano da França no Brasil

Postado por Projeto 2042 terça-feira, 8 de setembro de 2009

França e Brasil.
Dois países muito próximos pela cultura e interesses em comum. Essa é sem dúvida um dos fatores mais importante para explicar esse parceria que a cada ano fica mais fortalecida. O Brasil vai comprar 36 caças, 51 helicópteros e 5 submarinos, um deles nuclear. Ao meu ver o Brasil está corretíssimo. Um país imenso não só na extensão, mas também atualmente, no cenário mundial, não pode se descuidar. E digo mais, essa comprar será de vital importância para que a Amazônia seja monitorada regularmente, floresta esta que a muito tempo é cobiçada por vários países.

Essa parceria não é de hoje. Se lembra do Ano do Brasil na França? Foi em 2005, mas até mesmo antes disso os dois países já se flertavam. Provavelmente o maior interesse do Brasil nesta parceria seja a de conseguir uma cadeira permanente na ONU, já que a França, possuidora de uma destas 5 cadeiras, tem um boa influência, ao lado de China, Estados Unidos, Inglaterra e Rússia. E talvez o grande interesse da França no Brasil é de conseguir um forte aliado emergente. Prova disso foi a presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, no 7 de Setembro. Ele veio pessoalmente tratar deste acordo.

Vale lembrar que Chile, Bolívia, Equador e Venezuela também compraram armamentos militares nos últimos anos. E ainda tem o grande problema na UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) por causa do Pacto entre Colômbia e Estados Unidos. Agora vamos esperar por mais alguns dias e observar a atitudes dos outros países da América do Sul. Pois pelo que tudo indica estamos vivenciando uma corrida armamentista. O que não uma clima nada agradável, pois nós queremos paz. Mas é aquela história...
"Quem com ferro fere. Com ferro será ferido".

Edit-
às 00:49 de 09/09/2009

Agora Lula voltou atrás e já diz que nao é certa a compra dos caças da França, vai esperar acabar a licitação.
Mas isso é só por mera formalidade. Pode escrever ai. Vai acabar comprando da França mesmo.
Caso queira saber mais profundamente sobre o assunto leia: Exclusivo: o Acordo Militar Brasil-Franca
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

0 Comentários

Postar um comentário

Posts Recentes